01 de julho de 2021
Em empresas de pequeno, médio ou grande porte dos mais variados segmentos, se faz necessário o aprimoramento constante dos fluxos de produção e de seus resultados. Através de atividades desenvolvidas diariamente é possível utilizar ferramentas que possibilitem uma gestão de processos inteligente, ou seja, que garantam a melhoria dos processos, identificação de inconsistências e tomada de ações de resolução de problemas. Com isso é possível aumentar o desempenho da empresa de forma contínua.
Além disso, a gestão de processos industriais é essencial para que a empresa atinja níveis de competitividade adequados ao mercado, e desta forma garanta seu sucesso e permanência. A execução da gestão inteligente é simples, basta utilizar de algumas ferramentas que conduzam o processo ao sucesso.
Confira três delas a seguir:
1 – Gestão visual
Somente é possível gerenciar os seus processos se o seu status possa ser visualizado. Dessa forma a gestão visual é extremamente importante. É por meio dela que é possível verificar o que está indo bem e o que não está e assim tomar ações de melhoria. Uma das ferramentas importantíssimas na gestão visual são os indicadores, principalmente os indicadores chave, ou KPIs.
Os KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho, são ferramentas de gestão para verificação do nível de desempenho de uma empresa a partir de metas específicas ou gerais. O seu objetivo é identificar se a organização está evoluindo conforme o planejado. Estes indicadores podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos, também podem ser acompanhados de forma manual (planilha) ou automática (software). Quando aplicados de forma correta, os KPIs trazem benefícios significativos para uma empresa, uma vez que permitem ao gestor avaliar se o seu processo está evoluindo ou não (se quiser saber mais sobre KPIs, veja o vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=9QybncHJUa0&t=80s).
Uma segunda ferramenta da gestão visual é o Andon. O Andon (lâmpada ou lanterna japonesa) se trata de uma ferramenta que tem a função de dar um sinal de aviso, assim como sinalizar paradas em uma linha de produção.
Ele pode ser constituído por sinalizadores visuais, sonoros ou por quadros. Sendo assim, a partir de um sistema de sons e/ou um código de cores, o Andon sinaliza a existência de falhas para que o processo possa ser interrompido de imediato. Após feita a intervenção, esta parada também é anunciada para que se possa solicitar a manutenção requerida ou a presença de profissionais especializados na correção de irregularidades daquele determinado processo.
O Andon promove a otimização do tempo de intervenções, gera dados que permitem a melhoria contínua e traz redução de custos associados às paradas.
2 – Quadro Multitask
Uma outra ferramenta para gerenciar os processos de forma mais inteligente é o Quadro Multitask, ou matriz de habilidades.
Em uma matriz são colocadas as habilidades/competências que cada funcionário possui e em qual nível de conhecimento ele está em cada uma delas. Dessa forma é possível visualizar atividades que existe a falta de conhecimento dentro da equipe, planejar treinamentos para suprir esta falta e criar um plano de desenvolvimento individual.
Além disso, a rotação dos funcionários entre as diversas atividades da área, para aumentar os seus conhecimentos dentro da matriz faz com que mais pessoas conheçam mais atividades e assim a equipe tenha mais flexibilidade. Com isso o gestor consegue garantir que a produção se mantenha em situações específicas, como férias, variações de demanda ou afastamentos.
3 – Programa de auditoria 5S
Outro ponto importante é a auditoria dos 5S. O programa 5S já é bem conhecido em muitas empresas, mas não é possível mantê-lo sem um programa estruturado de aderência aos conceitos. A auditoria dos 5S auxilia muito nessa questão, após a implementação dos 5 sensos.
As auditorias 5S podem ocorrer de forma rotineira ou sempre quando necessário, mas sempre a partir de um plano estratégico para que a empresa apresente melhorias com o objetivo de atingir a qualidade total. Devido a sua capacidade de adaptação, é responsável por provocar mudanças comportamentais significativas em todos os setores, independentemente do tamanho da empresa. O ideal para este programa de auditorias é criar um padrão, que pode ser utilizado com um modelo padrão de auditorias (exemplo na figura abaixo), calendários específicos, pontuações padronizadas e reconhecimento dos melhores.
Empresas que implementam estes tipos de ferramenta, fazem uma gestão de seus processos de forma mais inteligente, se tornando mais produtivas, eficientes e atingindo níveis de excelência em sua operação.
Está com dúvidas, ou deseja mais informações?